Escolher nomes para personagens pode ser um desafio, especialmente em histórias de fantasia ou ficção científica, ou quando se trata de culturas com as quais o autor não está familiarizado. Esse foi o caso do autor de light novels Kiraku Kishima (The Ossan Newbie Adventurer, Back to the Battlefield: The Veteran Heroes Return to the Fray!) e da heroína “Latina” de seu novo romance Kasshoku Musume no Latina-san ni Ore no Karada ga Nerawarteiru. Felizmente, o autor esclareceu sua escolha de nome.
A conta do X (anteriormente Twitter) Manga Mogura RE fez uma breve sinopse do novo romance de Kishima, Kasshoku Musume no Latina-san ni Ore no Karada ga Nerawarteiru, em 15 de agosto:
No entanto, em 17 de agosto, Kishima respondeu no X/Twitter para esclarecer alguma confusão. O autor observou que a heroína se chama, de fato, Latina, além de ser uma garota latina. O autor explicou ainda que escolheu o nome “Latina” depois de perguntar a uma IA: “Por favor, me diga os nomes femininos sul-americanos mais típicos”. Mas Kishima não sabia que “Latina” é um termo usado para descrever mulheres de ascendência latino-americana em geral.
Infelizmente, como Kishima postou apenas uma versão traduzida por máquina de suas declarações, é difícil entender exatamente o que ele quis dizer. Surpreendentemente, porém, “Latina” também é o nome de uma cidade e província italiana. Portanto, há precedentes do termo não se referir especificamente a meninas e mulheres de ascendência latino-americana, embora ainda seja estranho ter uma personagem chamada “Latina”.
Mesmo que Kishima provavelmente não tenha tido más intenções ao escolher o nome, é um bom lembrete de que autores e editores devem fazer uma pequena pesquisa sobre nomes antes de decidir por um.
Atualização: A frase “Portanto, há precedentes do termo não se referir especificamente a fêmeas de ascendência latino-americana…” foi alterada para “Portanto, há precedentes do termo não se referir especificamente a meninas e mulheres de ascendência latino-americana…” pois “fêmeas” é geralmente usado como um descritor para animais e não para humanos.
Fonte: ANN