A Crunchyroll revelou, através de um comunicado exibido durante suas próprias transmissões gratuitas, que encerrará o serviço de streaming gratuito apoiado por anúncios (AVOD) em sua plataforma no dia 31 de dezembro.

A empresa esclareceu que os níveis de assinatura paga não serão afetados. No entanto, a biblioteca on-demand gratuita dentro do site e aplicativo deixará de existir na virada do ano.
O Que Muda para o Usuário?
Atualmente, títulos selecionados do catálogo estavam disponíveis para visualização gratuita com anúncios (sem necessidade de assinatura Premium). Com a mudança, esses animes passarão a ser exclusivos para assinantes pagos.
A lista de animes que deixarão de ser gratuitos inclui gigantes da indústria, tais como:
- One Piece
- Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba
- My Hero Academia
- Spy×Family
- Chainsaw Man
- Cowboy Bebop
- Blue Lock
- Kaguya-sama: Love is War
- Tokyo Ghoul
- Entre dezenas de outros clássicos e sucessos recentes.
O Impacto no Brasil: Sem Alternativa Gratuita
Este movimento marca a conclusão de uma estratégia que começou em março de 2022, quando a empresa parou de disponibilizar os lançamentos simultâneos (simulcasts) de graça.
Nos Estados Unidos, a Crunchyroll oferece uma alternativa chamada Canais FAST (Free Ad-supported Streaming Television). São canais lineares que passam animes 24 horas por dia (como uma TV tradicional) em plataformas como Samsung TV Plus, Amazon Freevee e Roku Channel.
No entanto, é importante ressaltar que esses canais lineares da Crunchyroll NÃO estão disponíveis no Brasil.
Enquanto os usuários americanos perderão a liberdade de escolher o episódio (VOD) mas ainda poderão assistir ao canal ao vivo de graça, os usuários brasileiros ficarão sem nenhuma opção oficial gratuita na plataforma a partir de 1º de janeiro, sendo obrigatória a assinatura Premium para acessar qualquer conteúdo.