Crise no GARNiDELiA: Conflito escala e Toku alfineta MARiA publicamente sobre uso de músicas

Após o chocante anúncio de hiato indefinido do GARNiDELiA em setembro, que foi seguido por graves revelações da vocalista MARiA contra a agência da dupla, a crise ganhou um novo e preocupante capítulo em outubro. Desta vez, o conflito tornou-se público e direto entre os dois membros, Toku e MARiA, girando em torno do uso das músicas da unidade.

A nova polêmica começou em 8 de outubro, enquanto MARiA realizava sua bem-sucedida turnê solo pela China. Toku, o compositor e tecladista do GARNiDELiA, fez um post enigmático em sua conta na plataforma Threads, que dizia:

“Eu gostaria que eles (eles/elas) ao menos solicitassem corretamente o uso das músicas/gravações originais…”

A postagem foi imediatamente interpretada pelos fãs como uma alfinetada direta à MARiA, insinuando que ela estaria utilizando canções do GARNiDELiA em seus shows solo sem a devida permissão ou licenciamento.

A resposta de MARiA veio no dia seguinte, 9 de outubro, através de sua conta no X (antigo Twitter). Sentindo a necessidade de defender sua honra, a vocalista foi categórica ao esclarecer a situação:

“Eu pensei em não tocar no assunto, mas como diz respeito ao meu nome, vou esclarecer”, iniciou a cantora. “Nos shows desta vez (solo) não foram utilizadas músicas da unidade anterior. Também não tenho intenção de cantá-las solo no futuro. As músicas que cantei desta vez foram devidamente solicitadas pelo organizador.”

A declaração de MARiA não apenas nega a acusação implícita de Toku, mas também reforça sua intenção de seguir carreira solo sem depender do repertório antigo da dupla.

No dia 10 de outubro, MARiA fez um desabafo adicional sobre o quão difícil tem sido a situação: “É complicado explicar com palavras… Eu não queria brigar pela música que criamos para ser feliz, por isso me mantive em silêncio. Mas é doloroso ser mal compreendida.”

A troca de farpas pública entre os dois membros intensifica a crise e frustra os fãs que ainda tinham esperança de uma reconciliação. Com a disputa saindo da esfera profissional (MARiA vs. Agência) e entrando na esfera pessoal (MARiA vs. Toku), muitos na internet agora tratam o “hiato indefinido” como uma “dissolução factual”, tornando um retorno da dupla cada vez mais improvável.

No momento em que a nova polêmica com Toku sobre o uso das músicas veio à tona (por volta de 8 a 10 de outubro de 2025), a vocalista MARiA estava na China, em meio à sua turnê solo “MARiA Solo Concert 2025 – Utopia”.

Ela havia acabado de realizar shows no país, incluindo uma apresentação em Kunming no dia 7 de outubro, como parte dessa turnê.

Enquanto a disputa pública sobre o futuro do GARNiDELiA e o uso de suas músicas ganhava força, a vocalista MARiA demonstrava foco total em suas atividades independentes. Vale lembrar que a troca de farpas com Toku ocorreu exatamente enquanto ela estava na China, realizando sua bem-sucedida turnê “MARiA Solo Concert 2025 – Utopia”.

Apenas alguns dias após a polêmica, em 11 de outubro, MARiA provou a força de sua carreira solo ao anunciar uma grande parceria comercial. A cantora revelou ser a nova porta-voz oficial da gigante de vestuário Wacoal na China, como rosto da campanha de 40º aniversário da marca no país.

O anúncio foi feito através de um vídeo promocional e diversas fotos profissionais da campanha:

No vídeo, MARiA celebra a parceria e se diz honrada em ser escolhida, conectando o tema da campanha, “Florescer livremente”, à sua própria filosofia artística.

Além da campanha, a cantora segue mantendo uma presença forte e positiva em suas redes sociais pessoais, compartilhando seu dia a dia, novos visuais e interagindo com os fãs.

A nova parceria comercial de grande porte, somada ao sucesso de sua turnê, sinaliza que, independentemente do destino do GARNiDELiA, MARIA segue “firme e forte”, em plena aceleração de sua carreira solo.

Fotos abaixo, retirados do X(Antigo Twitter da Maria, onde mostra fotos de sua turne na china)

Fonte: Instagram(MARiA), X(Antigo Twitter da MARiA), Threads(Toku)

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *