Tudo começou em 2 de setembro, quando toku (47), membro da unidade musical GARNiDELiA, anunciou repentinamente em seu X (antigo Twitter) a suspensão das atividades do grupo.
Na mesma postagem, toku expressou sua gratidão aos fãs e, com o anúncio do hiato, pediu desculpas: “Com isso, todos os shows da turnê planejada para este ano serão cancelados. Pedimos sinceras desculpas pelo grande inconveniente e preocupação causados a todos que aguardavam ansiosamente pelas apresentações.”
GARNiDELiA é uma dupla que produziu muitas canções de animes, como “BLAZING”, o tema de abertura do anime de 2014, Gundam G no Reconguista (Gundam: Reconguista in G). O grupo vinha se destacando mundialmente, realizando uma turnê internacional em 2023, o que tornou o anúncio repentino do hiato um choque para muitos na internet.
No entanto, parece que a pessoa mais surpresa com a postagem foi ninguém menos que a vocalista do GARNiDELiA, MARiA (33).

Isso porque MARiA citou a postagem de toku em seu próprio X com um simples “Hein?!”. Em seguida, ela esclareceu: “Bem, eu também não fui informada sobre este anúncio, então estou surpresa. Desculpem pela confusão. Explicarei a situação a todos no momento apropriado, assim que eu mesma entender o que está acontecendo.”
Pouco depois, MARiA tomou uma atitude inesperada. No mesmo dia, ela usou seu X para fazer uma “acusação” contra o presidente de sua agência.
De acordo com sua postagem, ela descobriu através de terceiros que não estava sendo paga corretamente por seu trabalho na agência. Embora sentisse que “algo estava errado”, ela afirmou que não havia um ambiente onde pudesse expressar sua opinião. Além disso, revelou que vinha sofrendo de problemas de saúde física e mental nos últimos anos.
“Nestes últimos anos, os dias foram tão corridos que minha consciência ficava turva, e eu chorava sozinha ao voltar para o hotel. Acredito que eu estava em um ambiente que me adoeceu. Mesmo assim, esvaziei minha mente, parei de pensar e continuei a me apresentar, gravar e subir ao palco”, escreveu MARiA.
Ela acrescentou que o presidente não demonstrou compreensão por seu estado de saúde: “O presidente me acusava, dizendo que minha atitude estava estranha e perguntando ‘o que você está tentando fazer?'”. Sentindo que havia chegado ao seu limite para continuar trabalhando nessas condições, MARiA informou que enviou uma notificação de rescisão de contrato à agência por meio de seus advogados em agosto.
Ela também desabafou sobre a falta de comunicação com seu colega de grupo: “A razão pela qual eu não estava junto com o outro membro é que, honestamente, eu não conseguia confiar em ninguém da equipe ao meu redor. Tinha medo que minhas preocupações chegassem ao presidente, então não pude consultar ninguém.” E concluiu: “Olhando para trás, acho que já estava desmoronando há muito tempo.”
A postagem de MARiA termina com um apelo: “Eu acreditava que nós dois poderíamos dar um novo passo juntos. No entanto, entendo que o toku tenha seus próprios sentimentos. Não tomei essa atitude para brigar com ele, então peço que se abstenham de fazer comentários ofensivos ou ataques contra ele.”
As postagens de toku e MARiA parecem destinadas a causar ainda mais repercussão.